Abaco logo
pri

PRIMAVERA E PROBLEMAS DE SAÚDE

A Primavera é a estação do ano que está associada ao reflorescimento da flora terrestre, com ela surgem temperaturas mais amenas e o aumento da humidade do ar. Os dias tornam-se mais longos e as noites mais curtas.

Nesta estação e devido ao reflorescimento da flora terrestre há uma elevada concentração de grãos de pólen que podem gerar problemas respiratórios e alérgicos.

 

A alergia é uma resposta exagerada do organismo quando este é exposto a determinadas partículas (alergenos), que são consideradas estranhas ao organismo. 

 

primavera-grupo-abaco

Algumas das doenças alérgicas mais habituais são:

 

  • Dermatite atópica: atinge principalmente a dobra dos cotovelos ou joelhos. A pele torna-se seca, avermelhada e descamativa provocando comichão. É mais comum nos primeiros anos de vida 

  • Rinite Alérgica: está associada ao contacto com ácaros, pólen ou pêlos de animais. Os outros sintomas que podem manifestar-se são: tosse, espirros, congestão nasal e/ou comichão.

  • Conjuntivite alérgica: pode surgir com a rinite alérgica, os sintomas incluem comichão associada à vermelhidão e ao lacrimejo, em ambos os olhos, não havendo produção de secreções amareladas.

  • Asma: manifesta-se através da sensação de falta de ar e cansaço. É importante que seja diagnosticada o mais precocemente possível uma vez que, através do tratamento adequado, a doença é controlável e as crises são pouco frequentes.

As alergias devem ser tratadas, no entanto as mesmas não têm uma cura. Há formas para aliviar os sintomas e há medicamentos para prevenir e diminuir a resposta do organismo aos efeitos dos alergenos. As formas de prevenção ou diminuição dos sintomas são:

  • Evitar a exposição a pólenes e poeiras
  • Manter a casa limpa e aspirada
  • Remover os elementos da casa que possam armazenar pó.
  • Evitar que os animais entrem nos quartos.
  • Evitar zonas com fumadores
  • Utilizar óculos para proteger os olhos

Referências:

1 – Doenças da Primavera. Revista Saúda; 28 de Fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.revistasauda.pt/noticias/Pages/Doencas-da-Primavera.aspx

2 – Póvoa, Maria. Rinite, conjuntivite, asma e urticária são as doenças alérgicas mais comuns na primavera. Serviço Nacional de Saúde; 12 de Abril de 2019. Disponível em: http://www.chts.min-saude.pt/mais-saude/alergias/conjuntivite-asma-e-urticaria-sao-as-doencas-alergicas-mais-comuns-na-primavera/

3 – Primavera. Wikipédia; 25 de Novembro de 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera

4 – Proteja-se das Alergias na Primavera. Médis; 05 de Abril de 2018. Disponível em: https://www.medis.pt/mais-medis/saude-e-medicina/proteja-se-das-alergias-na-primavera/

 

Junte-se a nós!